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Publicado em: 27 Novembro 2023

Entrevista com Paula Arriscado

Diretora da Pós-Graduação em Employer Branding

Que motivos levaram à criação da Pós-Graduação em Employer Branding? 

A Pós-Graduação em Employer Branding foi criada para responder à crescente necessidade por parte das empresas em terem uma estratégia consolidada de atração, desenvolvimento e preservação dos talentos certos para os seus desafios crescentes e cada vez mais complexos. Num mercado de trabalho exponencialmente competitivo, esta partilha de conhecimentos e práticas visa equipar os participantes com as competências e habilidades necessárias para construir e promover, de forma sustentada, multidimensional e holística, uma marca empregadora relevante e com significância no atual contexto geracional e de novos valores do trabalho.

Porque estamos no campo da gestão, dos recursos humanos, da psicologia, da comunicação, do marketing, das relações públicas, da sociologia, da liderança e até mesmo da neurociência, esta PG visa oferecer uma abordagem abrangente, estratégica e tática sobre este tema, trazendo à discussão e à aplicação prática conceitos e ferramentas de cada uma das respetivas áreas. Essa abordagem direta e interdisciplinar é fundamental para a compreensão da cultura organizacional, para a entrega de valor ao cliente final e, por conseguinte, para o impacto positivo de uma estratégia de Employer Branding na rentabilidade do negócio.

O Employer Branding traz-nos uma visão de dentro para fora da empresa, independentemente do seu tamanho ou área de atividade, juntando talento, cultura e negócio, numa altura em que tudo está a ser redefinido e redesenhado. 

 

Quais são os principais objetivos do curso?

Invertendo a lógica mais convencional deste tipo de formação, antes de trabalharmos a “saber fazer”, vamos refletir sobre o “saber ser” e o “saber saber” do atual mercado de trabalho e desafios futuros. Neste sentido, os principais objetivos deste curso incluem:

•           Refletir e reequacionar conceitos, ideias, processos, práticas e ferramentas sobre talento, negócio e cultura;

•           Fortalecer competências centrais estratégicas em áreas como recursos humanos, comunicação, marketing, gestão estratégica, liderança, análise de dados e digitalização;

•           Compreender a Cultura Organizacional e o seu impacto na estratégia de negócio num ambiente em que flexibilidade é a palavra de ordem;

•           Analisar e demonstrar o impacto prático do Employer Branding em diversas dimensões, como colaboradores, clientes, sustentabilidade, reputação...e negócio;

•           Desenvolver um plano estratégico integrado de Employer Branding, que começa com o diagnóstico interno e externo, define a estratégia e conceito criativo e termina com a elaboração de um plano de ação com os respetivos mecanismos de medição do sucesso;

•           Incentivar a criatividade, a colaboração, o pensamento critico, a inovação, o empreendedorismo, com foco nas pessoas, na cultura e na valorização da marca. 

 

Quais são os principais destinatários do curso?

O curso é direcionado  a todos os profissionais preocupados com a captação e gestão de talento e respetivas competências criticas para a sua atividade, quer esteja numa função de gestão ou numa atividade mais técnica, pois trará novas abordagens e ferramentas  tanto para profissionais dos recursos humanos, marketing e comunicação, como para empresários de pequenas e médias empresas ou chefias intermédias que queiram ser mais eficazes na potenciação do talento das suas equipas e no alinhamento destas com a missão e objetivos da empresa. Se a sustentabilidade e a entrega de valor ao cliente final são preocupações chave, então, interessa a todos aqueles que pretendam colocar as pessoas e a cultura organizacional no centro da sua estratégia de negócio.

 

Que competências irá o curso oferecer aos seus participantes?

Numa aposta conjunta em desenvolver competências humanas e técnicas, o curso permitirá aos participantes começar por compreender as motivações, valores e necessidades das novas gerações do trabalho para depois ser capaz de desenhar a proposta de valor da marca empregadora e definir planos estratégicos para atrair e desenvolver talentos e avaliar o impacto do Employer Branding no negócio. Será também capaz de trabalhar na adaptação da cultura organizacional às atuais mudanças sociais e económicas e de implementar táticas que estimulem o potencial dos colaboradores em prol do propósito organizacional, satisfação dos clientes e sustentabilidade dos negócios.

No final do curso, qualquer participante terá novos pontos de vista sobre gestão e liderança de pessoas, assim como comunicação e propósito empregador para fazer face aos desafios do mercado de trabalho atual, ficando ainda munido de um conjunto de ferramentas para implementar uma estratégia de Employer Branding que junte diferentes valências existentes ou a criar na organização.

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