APRESENTAÇÃO PLANO DE ESTUDOS METODOLOGIAS FORMADORES DESTINATÁRIOS CANDIDATURAS
As mudanças no mundo dos últimos anos obrigam a adequar a perceção e as ferramentas do exercício do poder com a responsabilidade e o dever requeridos, perante um quadro de interdependências mundial, e desafios díspares. A logica do passado não é mais capaz de responder a dinâmica do mundo, sendo exigida a visão e o conhecimento profundos de um país em mudança num mundo em reorganização.
São objetivos desta formação a preparação de quadros da função pública (de empresas e instituições do Estado) para a governação exigente que os tempos de crise requerem, alargando o âmbito formativo a domínios de reflexão e atuação centrados nas regiões e no respetivo desenvolvimento económico e gestão pública. A formação centrar-se-á nos principais vetores de afirmação e consolidação nacionais e regionais, como a definição de objetivos, a sua estratégia e atuação nacional e internacional, a prospetiva e os conceitos, e princípios, subjacentes ao exercício e responsabilidade do poder. No contexto multivariável e dinâmico do quadro internacional, a lógica do exercício e da responsabilidade do poder perante os cidadãos tem que ser analisada e criteriosamente trabalhada, justificando-se desta forma, a necessidade deste MBA.
Para além disso, este MBA é o primeiro em Portugal na área da governação pública que incorpora uma experiência internacional imersiva numa entidade parceira, tendo em vista conhecer algumas das melhores práticas, reflexões e políticas internacionais.
A imersão internacional do MBA pretende criar uma experiência única, através da visita a uma entidade parceira internacional com conhecimento e atividade excecionais no domínio da governação pública (e.g. OCDE, Comissão Europeia, ). Durante este período os participantes terão a possibilidade de assistir a sessões temáticas específicas com especialistas de renome, bem como palestras, debates e sessões de trabalho que permitirão a troca de experiências que abrirão os horizontes da governação pública multissetorial e como ferramenta geopolítica num mundo de globalização em constante mutação. A experiência internacional proporcionará a formação de líderes do futuro na área da governação pública, protagonistas da mudança e transformação desta área no seio das entidades onde desempenharão funções.


