Entrada > Notícias > Membro da Comissão Científica da Pós-Graduação em Gestão da Internacionalização de PME
Publicado em: 28 Maio 2019

Membro da Comissão Científica da Pós-Graduação em Gestão da Internacionalização de PME

Professor José Carlos Pereira

· Que motivos levaram à criação da Pós-Graduação em Gestão da Internacionalização?

A materialização do produto tem uma história. Nasceu de uma avaliação de falta de oferta no mercado, logo uma oportunidade. Acima de tudo de conseguir realizar uma pós-graduação formatada à medida das necessidades de quadros de empresas e executivos de PME’s exportadoras (formatada por quem vive a realidade todos os dias!). Embora alicerçado em conceitos científicos e testados, conseguir algo muito prático e útil com ferramentas que podem ser utilizadas pelas empresas. Outro ativo é a qualidade da comissão cientifica e do corpo docente, os melhores em cada uma das especialidades do negócio internacional.

· Porque deve uma empresa apostar em mercados internacionais?

Acima de tudo porque a internacionalização é estratégica para crescer – é uma oportunidade e uma necessidade. Julgo suficiente contextualizar que 99,6% do comércio internacional está fora do nosso território nacional. Há melhor argumento do que este se o objetivo for crescer ou escalar o negócio?

· Quais as maiores dificuldades na internacionalização de uma empresa?

Falta de preparação – racionalizar a operação e gerir o risco. E isso passa muito por selecionar e estudar os mercados e acima de tudo passar ao “go to market”. Como operacionalizar as vontades e estratégia é normalmente a maior dificuldade a transpor. Depois alicerçar a operação em parceiros conhecedores dos mercados alvo.

· Quais foram os critérios usados para selecionar o corpo de formadores do curso?

Experiência profissional do corpo docente em cada um dos temas/especialidades, para além de competências pedagógicas. Fomos muito criteriosos. Queremos entregar o melhor aos melhores. Estamos convictos que vamos fazer desta pós-graduação um produto formativo de excelência.

· Que competências irá o curso oferecer aos seus participantes?

Esta pós-graduação é dirigida a todos os gestores e executivos de empresas, que pretendem uma formação com valências ao nível do conhecimento estratégico e prático nos processos de internacionalização – vai efetivamente ajudar a tomar decisões mais inteligentes na expansão internacional do negócio. Dá uma visão mais clara sobre como construir um plano de crescimento sustentado alinhada com o consumidor B2B e B2C atual - modelos de pesquisa de mercados, definição de objetivos claros e realistas, avaliação de várias opções de entrada nos mercados e dicas para o desenho de um plano de negócio internacional para fazer crescer o negócio globalmente no longo prazo.

 

Combined Shape

Navigation