Entrada > Notícias > Uberização da saúde: inevitável ou desejável?

Uberização da saúde: inevitável ou desejável?

09 > 09.01.2020 · 18:30 > 20:30

Biblioteca dos Serviços Centrais do Politécnico do Porto

18h30 | 9 de janeiro de 2020 | Biblioteca dos Serviços Centrais do Politécnico do Porto.

No próximo dia 9 de janeiro, realizar-se-á na Biblioteca dos Serviços Centrais do Politécnico do Porto, pelas 18h30, um seminário subordinado ao tema "Uberização da saúde: inevitável ou desejável?". Este seminário encontra-se inserido no âmbito da Pós-graduação em Gestão e Direção de Unidades de Saúde da Porto Executive Academy.

A palavra Uber, atualmente, remete-nos ao polémico e gigante sistema de transporte urbano, presente em mais de 300 cidades e 58 países.

E, cada vez mais, a ouvimos associada aos cuidados de saúde.

De facto, o potencial da big data e a inovações tecnológicas estão a levar a uma espécie de uberização da saúde, com o aparecimento de soluções tecnológicas que fazem a articulação entre paciente e os cuidados de saúde. Mas não só: também observamos o surgimento de novos modelos de negócio, que poderão mudar o futuro da prestação de serviços em saúde e que exigem uma adaptação da sociedade, mentalidades e status quo, para além das inevitáveis implicações legais, sobretudo no que respeita aos vínculos laborais e proteção de dados pessoais.

Neste seminário procurar-se-á, numa perspetiva legal e de compliance, contextualizar as implicações que esta nova realidade terá, sobretudo, nas relações laborais e na gestão de dados pessoais, ao mesmo tempo que se abordam novos modelos de negócio e algumas das inovações no campo digital que refletem este novo paradigma, sendo ainda uma oportunidade para abordar desafios impostos por esta evolução e dinâmica muito própria do setor da saúde.

Participe!

BIONOTE: Rui Neves Ferreira

Advogado, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, inscrito no Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados.
Managing Partner da NOVA Advogados, sociedade de advogados, tem atuado sobretudo como Corporate Legal Counsel de diferentes clientes, nacionais e estrangeiros, nomeadamente nas áreas empresarial e laboral, contencioso comercial, empresas familiares e compliance empresarial, com uma abordagem pragmática, voltada para a busca de soluções inovadoras e que projetam valor acrescentado.
É pós-graduado pela Universidade Portucalense em Direito e Processo Civil e ainda pelo Instituto Tecnológico de Monterrey, na área de empresas familiares.
Atualmente mestrando em compliance empresarial na Universidade Camilo José Cela, em Madrid, Espanha.
Orador em diversos eventos e conferências.