Entrada > Notícias > Pós-Graduação em Gestão de Sistemas de Informação Empresariais

Pós-Graduação em Gestão de Sistemas de Informação Empresariais

PEA

Quando

20 > 31.12.2021 · 10:55 > 10:55

Onde

ENTREVISTA

Adicionar evento ao calendário

Professora Célia Talma Gonçalves


· Qual a identidade da PG? 

Os Sistemas de Informação contribuem cada vez mais para o desempenho e competitividade das organizações, servindo de suporte aos processos críticos de tomada de decisão. Nesse sentido, o curso de Pós-graduação em Gestão dos Sistemas de Informação Empresariais, promove uma visão integrada dos sistemas de informação com a gestão, aprofundando e explorando o conhecimento e as ferramentas tecnológicas que respondem às exigências do mercado e às expectativas do mundo empresarial acompanhando a transformação digital que estamos a viver.

Podem candidatar-se à pós-graduação, licenciados em diversas áreas que pretendam vir a fazer uma carreira na área dos sistemas e tecnologias da informação. Já a caminho da sua 8ª edição em 2020/2021, a PGGSIE possui um conjunto de formandos com diferentes backgrounds e que trabalham nas mais diversas empresas do tecido empresarial do Norte.

 

· Razão da criação da Pós-Graduação? 

Os SI têm um papel fundamental hoje em dia no desempenho e competitividade das organizações, onde suportam o processo de tomada de decisão. Por isso, as boas práticas de Gestão recomendam o recurso aos Sistemas de Informação para a obtenção de ganhos de eficiência e eficácia no desenvolvimento das atividades empresariais orientadas para o cliente. O objetivo último da organização é a obtenção de vantagens competitivas sobre os concorrentes e a oferta de um melhor produto aos seus clientes. A pós-graduação em Gestão de Sistemas de Informação Empresariais resulta da necessidade de integração das áreas da Gestão com a dos Sistemas de Informação procurando responder aos desafios acabados de enunciar.

 

· Quais os principais conteúdos que serão abordados e de que forma? 

Esta pós-graduação visa proporcionar uma aprendizagem a um nível da proximidade empresarial, por forma a garantir um equilíbrio entre a interdisciplinaridade e as aptidões científicas nas áreas envolvidas, conjugando-as e dando um grande enfoque  aos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos. Alguns módulos incorporam aulas asseguradas por formadores ligados ao tecido empresarial do Norte. Através de soluções tecnológicas adequadas em contexto de simulação onde salientamos  os produtos da Microsoft para gestão das operações, acompanhamento do cliente e as ferramentas de Business Intelligence. O plano de estudos incorpora as arquitecturas empresariais e a modelação de processos de negócio bem com as novas tendências na segurança dos sistemas de informação. Perceber como é que o Business Intelligence pode potenciar o negócio e usar as novas tecnologias e ferramentas de extracção e exploração dos dados (Data Mining) para o apoio à decisão nas organizações são sem sombra de dúvida uma mais valia deste curso. Paralelamente temos várias apresentações de empresas envolventes do tecido empresarial, onde destacamos as empresas que já passaram pela pós-graduação: SONAE, a ABACO Consultores, a SuperBock, a Roff, o Millenium BCP, a Inovetail, Farfetch, Natixis, IBM, Imofilter, BIAL, Compta, ITsector, Glintt, IBM, S21Sec, Mercer-Jason Associates, Uman, BAGlass, Farfetch, Celfocus, Jumia, que partilharam o seu know-how e experiência nas diversas valências da pós-graduação.

 

· Qual o perfil dos formadores do curso? 

O corpo docente da pós-graduação é altamente qualificado sendo composto na sua maioria por docentes com doutoramento e vasta experiência na lecionação de aulas complementado com formadores experientes do mundo empresarial.

 

· Por que razão é que o curso será uma mais-valia para os participantes?

Uma das mais valias da pós-graduação, é o facto de nas diversas unidades curriculares os alunos terem a oportunidade de explorar "hands-on" as várias soluções (Microsoft Business Central, Microsoft Power BI, Rapid Miner, SigNavio).

A partilha das experiências efectuada pelos diversos convidados das empresas do tecido empresarial constitui também e é indubitavelmente uma mais-valia da pós-graduação em Gestão de Sistemas de Informação Empresariais.

Autor

gcrp

Partilhar

Combined Shape

Navigation