Entrada > Notícias > Membro da Comissão Cientifica da Pós-graduação em Inovação Lean

Membro da Comissão Cientifica da Pós-graduação em Inovação Lean

PEA

Quando

26 > 26.12.2021 · 14:40 > 14:40

Onde

ENTREVISTA

Adicionar evento ao calendário

Professor Carlos Riesenberger


Que motivos levaram à criação da Pós-Graduação em Inovação Lean?

O Lean, uma filosofia que visa remover aquilo que não acrescenta valor, com origem no fenómeno bem-sucedido do sistema produtivo da Toyota, tem vindo a propagar-se fora do ambiente produtivo para a Inovação. Entre as várias ramificações do Lean aplicado à Inovação, encontram-se o Lean Start-Up e o Lean Canvas Start-Up. O Lean aplicado à Inovação consegue, normalmente, ter maior impacto do que o Lean aplicado a processos já existentes, porque criar ou iniciar negócios de forma Lean reduz a necessidade de reduzir o desperdício mais tarde. Enquanto que a melhoria contínua de processos lida com a variabilidade, a Inovação contínua lida com a incerteza.

Quais são os principais objetivos do curso?

Esta Pós-Graduação tem como objetivo geral criar competências para o domínio da Inovação de forma eficiente e eficaz, e para tal os inovadores irão aprender as melhores práticas associadas à Inovação, como por exemplo, processos de design e desenvolvimento de novos produtos, validação de ideias de negócio, integração de modelos de negócio adequados, interesses dos potenciais clientes, da sociedade e do ambiente.

Através deste processo, pretende-se melhorar o processo de geração de ideias inovadoras, de modo a instruir hábitos de pesquisa, desenvolver e fundamentar soluções para problemas inerentes ao processo de desenvolvimento de novas ideias de negócio e estimular a capacidade de desenvolver novos processos e produtos de forma Lean.

Quais são os principais destinatários do curso?

A Pós-Graduação destina-se principalmente a todos os indivíduos que estão a criar e a desenvolver ideias de negócio, ou assim o pretendem fazer. Está indicada para indivíduos de qualquer área profissional, de qualquer setor de atividade, com ou sem conhecimentos prévios, tanto do setor privado como do setor público, de organizações de qualquer setor de atividade ou dimensão, tais como:

  • Indivíduos que desejam iniciar o seu próprio negócio;
  • Gestores que desejam implementar uma forma de gerir mais flexível e direcionada para a Inovação;
  • Executivos envolvidos na gestão da mudança, melhoria contínua e cultura organizacional;
  • Executivos envolvidos no desenvolvimento de produto e serviço;
  • Executivos de departamentos ligados à Inovação;
  • Executivos ligados à transformação digital;
  • Executivos de nível-C que desejam aprender sobre como implementar o pensamento Start-Up a novas áreas de negócio.

É adequada, também, a empreendedores que já iniciaram a sua ideia de negócio e a pretendem manter, de forma eficiente, eficaz e sustentável. Desta forma, a formação dedica-se a formar Inovadores Lean.

Que competências irá o curso oferecer aos seus participantes?

Esta Pós-Graduação compreende as técnicas mais modernas para a Inovação, como, por exemplo, o Agile, o Lean Start-Up e o Lean Canvas Start-Up. São aplicadas também técnicas avançadas de engenharia financeira e de gestão, de forma a garantir a viabilidade das ideias.

O curso assenta em parcerias? Quais as que destaca?

Ao projeto classificado com a nota mais alta será emitida uma recomendação Premium que poderá ser apresentada de forma independente a um grupo de investidores independentes da Core Angels e da Invicta Angels ou apresentada junto de investidores de renome parceiros da Porto Executive Academy.

Autor

gcrp

Partilhar

Combined Shape

Navigation