Entrada > Notícias > Membro da Comissão Científica da PG em Gestão de Projetos Sustentáveis

Membro da Comissão Científica da PG em Gestão de Projetos Sustentáveis

31 > 31.12.2022 · 16:25 > 16:25

Professor Miguel Carvalho e Melo

· Que motivos levaram à criação da Pós-Graduação em Gestão de Projetos Sustentáveis?

A oferta existente de formação em Gestão de Projectos é grande e variada, mas o mesmo não se verifica especificamente para a Gestão de Projectos Sustentáveis, apesar da crescente relevância do tema da sustentabilidade. A incorporação da Sustentabilidade na Gestão de Projectos é hoje um movimento incontornável, mas deficientemente abordado na maioria dos casos. Ao adoptar para este curso a abordagem desenvolvida pela Green Project Management, organização pioneira nesta área, garantimos o alinhamento com as melhoras práticas internacionais.

· Quais são os principais objectivos do curso?

O curso está concebido com o objectivo de, não apenas transmitir conhecimento, mas de desenvolver efectivas competências do domínio das pessoas, da prática e da estratégia, enquadradas num framework de sustentabilidade, de acordo com os principais standards e referenciais internacionais. Adicionalmente, prepara os alunos para se submeterem com sucesso aos exames internacionais de certificação IPMA-APOGEP nível D e GPM-b.

· Quais são os principais destinatários do curso?

Gestores de projectos, team leaders, membros de PMO’s e assistentes de gestores de projectos, bem como qualquer outra pessoa proveniente de qualquer sector de actividade, que pretenda desenvolver e consolidar a suas competências em Gestão de Projectos.

· Que competências irá o curso oferecer aos seus participantes?

No final do curso os alunos terão adquirido a capacidade e a confiança necessária para serem capazes de conceber, planear e gerir com sucesso um projecto, tendo em conta o impacto do mesmo nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

· Qual a vantagem da parceria criada com a Associação Portuguesa para a Gestão de Projetos (APOGEP) e com a Green Project Management (GPM) para alunos do curso?

A APOGEP faz parte da IPMA – International Project Management Association, que é a confederação que reúne as associações de 74 países.  A APOGEP opera em Portugal o modelo de certificação internacional da IPMA, pelo que o exame incluído no final do curso tem um reconhecimento internacional.
A GPM é a organização internacional que trouxe a sustentabilidade para a Gestão de Projectos e que opera um modelo de certificação complementar ao da IPMA, que se traduz num exame de certificação, também incluído no curso.
Assim, no final do curso, para além do certificado do ISCAP, os alunos obtêm também duas certificações internacionais da maior relevância.