Entrada > Notícias > Diretora da PG em Inovação e Gestão das Organizações Sociais

Diretora da PG em Inovação e Gestão das Organizações Sociais

PEA

01 > 01.12.2021 · 14:50 > 14:50

Onde

Adicionar evento ao calendário

Professora Susana Bernardino

Que motivos levaram à criação da Pós-Graduação em Inovação e Gestão das Organizações Sociais?

A Pós-Graduação surge do reconhecimento do potencial que a criação e gestão de organizações sociais têm para o desenvolvimento económico e social. O curso foi contruído de modo a oferecer um plano de estudos diferenciador, que contempla elementos cada vez mais relevantes à gestão das organizações sociais, tais como a gestão estratégica, o desenvolvimento de novos projetos, a transformação digital, social media, a medição de impacto social ou a melhoria contínua.

A Pós-Graduação surge ainda de uma análise das tendências no setor, que aponta para a necessidade permanente de inovação e para a criação de respostas que envolvam questões emergentes como a economia colaborativa, a economia circular, o empreendedorismo social ou o voluntariado e a responsabilidade social colaborativos.

Quais são os principais objetivos do curso?

O principal objetivo deste curso é capacitar para o desenvolvimento de estratégias inovadoras e integradas para as organizações sociais, que potenciem a criação de valor e a geração de impacto social.

Com um programa multidisciplinar concebido especificamente para a gestão inovadora das organizações sociais, pretende-se potenciar a otimização das respostas a desenvolver, a melhoria da gestão dos recursos e da comunicação, e transformação digital, tendo em conta as especificidades económicas e regulamentares do setor.

Quais são os principais destinatários do curso?

A Pós-Graduação destina-se a dirigentes e quadros superiores e intermédios das organizações sociais, bem como empreendedores sociais, intraempreendedores, responsáveis de projetos desenvolvidos no âmbito de programas de responsabilidade social corporativos e prestadores de serviços de consultoria a organizações sociais.

Que competências irá o curso oferecer aos seus participantes?

A Pós-Graduação visa, em termos genéricos, dotar os participantes de:

• Competências e conhecimentos em diversas áreas de gestão relacionadas com as organizações sociais e a inovação social;
    • Desenvolver uma visão estratégica, inovadora e integrada, que permita aos responsáveis das organizações sociais responder aos desafios típicos destas organizações;
    • Adquirir competências para promover a excelência nas organizações sociais e no desenvolvimento de projetos de inovação social;
    • Em termos mais específicos são ainda objetivos desta Pós-Graduação, entre outros:
    • Conhecer as especificidades das organizações sociais e as novas modalidades de intervenção na economia social;
    • Compreender o papel da inovação e do empreendedorismo social no desenho de novas respostas aos problemas societários existentes;
    • Compreender como potenciar a transformação digital nas organizações sociais e de que forma esta poderá ser alcançada;
    • Compreender o enquadramento jurídicos e fiscal relevantes para a atividade das organizações sociais;
    • Organizar e desenhar processos de planeamento estratégico de entidades da economia social;
    • Compreender as especificidades com que as organizações sociais se deparam na mobilização de recursos financeiros, conhecendo as principais opções de financiamento a que poderão aceder;
    • Capacitar para a identificação de estratégias de mobilização de recursos através do voluntariado e responsabilidade social corporativos;
    • Criar uma cultura de melhoria contínua nas organizações sociais e potenciar a eficiência e eficácia dos processos organizacionais;
    • Planear e implementar processos comunicacionais e de marketing associados ao planeamento global das organizações sociais;
    • Compreender as principais ferramentas para a medição e divulgação do impacto social, preparando as organizações sociais para uma gestão mais transparente;
    • Preparar as organizações sociais para uma gestão mais eficaz das pessoas e equipas de trabalho.

O curso assenta em parcerias? Quais as que destaca?

Neste momento o curso tem parcerias com a CASES- Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e com o OBEGEF- Observatório de Economia e Gestão da Fraude.

gcrp