Entrada > Notícias > Coordenadora do Curso de Prevenção da Fraude Organizacional

Coordenadora do Curso de Prevenção da Fraude Organizacional

08 > 31.12.2019 · 12:10 > 12:10

Instalações do ISCAP

Professora Alcina Portugal Dias

· Que motivos levaram à criação do curso de Prevenção da Fraude Organizacional?

Depois de tanta ética se ensinar, depois de se ministrarem palestras e palestras sobre uma gestão eficaz e eficiente das organizações, depois de todas as matérias interdisciplinares ensinadas na academia se associarem e interagirem para explicar/conduzir direcionar a Missão de qualquer organização, torna-se importante aferir o que falhou, porque falhou e como falhou. Existem fraudes depois das grandes fraudes que marcaram o inicio do seculo XXI - Enron, Parmalat, Worldcom - e pelas quais inúmeras medidas de prevenção foram desenhadas - desde o COSO, à Lei SOX, às próprias IFRS entre outras mais. Importa falar da fraude porque é uma realidade na vida de qualquer organização que deve ser pensada e prevenida.

· Quais são os principais destinatários do curso?

Terão interesse em participar numa discussão deste teor todos os cargos de gestão de uma organização industrial -  Financeiro,  Marketing, Produção, Comercial, R.Humanos, Qualidade, Administrativo  ou uma organização comercial ou de serviços em que os cargos poderão ser ligeiramente diferentes mas no seu âmbito genérico enquadram as grandes áreas definidas.

· Qual a importância, para o curso, da parceria entre a Porto Executive Academy e o OBEGEF?

O OBEGEF - OBSERVATÓRIO DE ECONOMIA E GESTÃO DE FRAUDE está registado como uma Associação Cientifica e Técnica com sede na Faculdade de Economia do Porto. Esta entidade tem já 11 anos desde a data da sua fundação e centra as suas atividades no sector de Investigação e desenvolvimento das ciências sociais e humanas, com vasta experiência formativa e de investigação sobre a temática da fraude organizacional. É portanto de grande valor acrescentado esta parceria com a Porto Executive Academy, permitindo sinergias e valor acrescido muito relevante, como é o caso deste curso de Prevenção da Fraude Organizacional.

· Em traços gerais qual o perfil dos formadores do curso?

• Professores do quadro de ambas as  instituições de ensino (Faculdade de Economia do Porto e ISCAP) com curriculum académico e profissional relevante na área da auditoria;
  • Profissionais de empresas consultoras - PWC - ocupando lugares de destaque nestas entidades;
  • Membros com ligações à Polícia Judiciária
  • Responsáveis pela segurança da informação de entidades privadas