Entrada > Formadores > Carlos Neves

Carlos Neves

Engenheiro Mecânico com 30 anos de experiência na indústria, construção, serviços empresariais (consultoria de gestão, formação, consultoria de inovação), administração pública e gestão de programas europeus.

Atualmente é aluno do Mestrado em Sistemas de Informação, na Universidade do Minho, com dissertação no tema das “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”.

É Diretor Geral da SEVENFORMA e consultor nas áreas de estratégia, Inovação, Marketing e Desenvolvimento de Negócios, Sistemas de Informação, Cidades Inteligentes, Organização e Gestão, Energia, Economia Circular, Mobilidade, Transportes e Gestão de Projetos.

Foi perito local do projeto europeu “Digital Cities and Challenges”, o qual envolveu o Município de Guimarães e outras quarenta cidades europeias.

Na Ordem dos Engenheiros (OE), coordenou o Conselho Regional Norte do Colégio de Engenharia Mecânica (2 mandatos), foi Secretário no Conselho Diretivo da Região Norte (2 mandatos) e Vogal do Conselho Diretivo Nacional (2 mandatos). É membro da Assembleia de Representantes da OE.

Foi Gestor de Negócios, de Projetos e Diretor Geral no CCG – Centro de Computação Gráfica, um centro de interface tecnológico da Universidade do Minho para as TIC, tendo participado em vários projetos de transferência Universidade-Empresa no âmbito da Indústria 4.0, Transformação Digital, Mobilidade, Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

Foi Presidente da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Transnacional “Espaço Atlânti co” do INTERREG IV-B. Foi Presidente da CCDR-N, presidindo à Comissão Diretiva do Programa Regional Operacional do Norte (ON.2) Foi vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) durante quatro anos.
Foi responsável regional pela implementação da política de Ambiente, nomeadamente ao nível da Avaliação e Monitorização Ambiental, do Licenciamento e da Economia Circular. Foi responsável pelo Ordenamento do Território, Política de Cidades e Desenvolvimento Regional. Teve intervenção na modernização dos serviços públicos através da digitalização de processos e da criação de sistemas de informação para apoiar a gestão e a interação com os cidadãos. Foi responsável regional pela cooperação transfronteiriça e pela cooperação inter-regional, no contexto europeu. Foi responsável pelo lançamento do programa operacional regional “NORTE 2020” e da Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3) para a Região do Norte, tendo participado nos trabalhos de programação do Acordo de Parceria PORTUGAL 2020.

Combined Shape

Navigation