Entrada > Formadores > Ana Margarida da Silva

Ana Margarida da Silva

Ana Margarida Dias da Silva é doutorada em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Arquivística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais, ramo Arquivo, e é licenciada em História, variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Arquivista desde 2004, tem trabalhado em arquivos públicos e privados sobretudo na cidade de Coimbra. Atualmente é técnica superior no Arquivo do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A sua dissertação de mestrado O uso da Internet e da Web 2.0 na difusão e acesso à informação arquivística: o caso dos arquivos municipais portugueses venceu o 1º Prémio Olga Gallego de Investigación en Archivos (2015). A sua tese de doutoramento, intitulada O sistema de informação Jardim Botânico da Universidade de Coimbra: perspetiva sistémica e visão holística da informação, foi defendida em 2021.

É investigadora integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura.