Entrada > Oferta Formativa > PÓS-GRADUAÇÕES EXECUTIVAS > Ciência, Empreendedorismo e Inovação

Ciência, Empreendedorismo e Inovação

Apresentação

Apresentação Plano de Estudos Metodologias Formadores Destinatários Candidaturas 

Este curso de Pós-Graduação tem como objectivo principal ajudar docentes e estudantes do Ensino Superior bem como alumni a materializar projectos de empreendedorismo académico, criativo e cultural. Apoiando-os e orientando-os a transformar ideias em oportunidades, a projetar o seu modelo de negócios, a criar o seu protótipo, a defenir o seu plano de marketing e entrar no mercado, encontrando ainda parceiros e financiamento.

O parceiro-chave, o Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-P.PORTO, é um centro de investigação científica fundado em 2007, com vasta experiência de internacionalização, formação e divulgação científica, no âmbito das suas linhas de investigação: teorias e práticas interculturais, comunicação intercultural, e negócios interculturais. São realçados os projectos StreetArtCEI, The Route, Google Arts & Culture, que souberam transformar em negócio e emprego a investigação na área dos estudos interculturais e a experiência, internacionalização e sucesso do Mestrado em Intercultural Studies for Businesses. O CEI acolhe ainda uma Pós-Graduação em Recursos Culturais para Negócios e um Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios (MISB), lecionado em Inglês, com vários parceiros europeus.

Os parceiros incluem ainda potenciais investidores como a Core Angels, a Invicta Angels, a Be Brave e ainda O Eligent Club sediado em Londres com o objectivo de facilitar o contacto com empresas e entidades de vários países europeus bem como potenciais clientes e acesso a financiamento internacional. Estão ainda a ser identificados mais parceiros.

A combinação da experiência empresarial, de investigação e de docência dos vários membros da equipa permitiu desenhar um programa específico de formação, promoção e apoio a novos projectos de empreendedorismo académico, cultural e criativo dirigido a estudantes e alumni do ensino superior. O objetivo é fazer dos estudantes empreendedores, guiando-os no design do seu negócio e na captação de financiamento, de modo a potenciar a realização e monetização de projetos académicos, de outra forma meramente teóricos.

Trata-se de resolver um problema claramente identificado, há estudantes com óptimas ideias e vontade de empreender na área académica, cultural e criativa, mas que não o fazem por falta de contactos, de conhecimentos de gestão e de acesso a programas de apoio, investidores e avaliadores. Nem sequer equacionacionado assim a possibilidade de realizar os seus projetos académicos.

Esta componente de empreendedorismo académico (com o apoio dos vários parceiros), em permanente ligação com a comunidade e o mundo empresarial, cria as condições ideais para transformar o conhecimento em ideias e em negócio, num ambiente de ensino superior (uma oportunidade única muitas vezes desperdiçada) e que distingue este projecto que segue uma metodologia eminentemente prática com base no aprender-fazendo e na aprendizagem experiencial e o contacto com empreendedores empresariais, sociais e culturais. Os modelos de negócio criados pelos estudantes são apresentados a um painel de convidados composto por empreendedores e business angels Portugueses e internacionais.

Parcerias

      

Curso em regime online.

Regime de Estudos
Pós Laboral 

Coordenador do Curso
Marco Lamas

Comissão científica
Carina Cerqueira
Clara Sarmento
Marco Lamas