Entrada > Formadores > Luiz Faria

Luiz Faria

Luiz Felipe Rocha de Faria é Doutorado (2002), Mestre (1996) e Licenciado (1993) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Bacharel (1991) pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). É membro fundador e da equipa de coordenação do e-IPP, Unidade de eLearning do Instituto Politécnico do Porto, e investigador no GECAD (Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento). No ISEP, desempenha vários cargos académicos, incluindo Diretor do Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento Ágil de Software, Subdiretor do Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial e membro do Conselho do Departamento de Engenharia Informática.

Luiz Felipe é autor de 26 artigos científicos em revistas, 16 capítulos de livros e 3 livros. Coorientou uma tese de doutoramento e orientou 10 dissertações de mestrado. Recebeu 2 prémios e participou em 34 projetos de investigação, sendo investigador responsável em 2. A sua investigação foca-se em áreas da engenharia e tecnologia, especialmente engenharia eletrotécnica, sistemas inteligentes, tecnologias de aprendizagem adaptativa e inteligência artificial. As suas contribuições interdisciplinares abrangem também áreas como a psicologia, a educação e os sistemas de emergência, integrando temas como hipermédia adaptativa, tutores inteligentes, modelação do utilizador e sistemas ciberfísicos.

Áreas de Investigação:

Sistemas de Hipermédia Educacional Adaptativa; Sistemas Tutores Inteligentes; Inteligência Artificial e Sistemas Baseados em Conhecimento; Modelação do Estudante e do Utilizador; Sistemas e Plataformas de e-Learning; Sistemas de Recomendação; Técnicas de Data Mining; Sistemas Sensíveis ao Contexto; Sistemas Ciberfísicos; Sistemas de Energia Elétrica (SCADA, restauração, centros de controlo); Inteligência Ambiente; Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa; Sistemas de Alocação de Recursos e Geo-localização para Emergência; Sistemas Periciais e Apoio à Decisão (ex.: Drools, .NET); Dimensionamento de Betão e Aplicações em Engenharia; Interfaces Adaptativas e Aplicações Web; Modelos Pedagógicos e Aprendizagem com Tecnologias; Metadados e Repositórios de Objetos de Aprendizagem; Análise Gráfica de Bases de Conhecimento; Inovação Educativa e Ambientes Digitais de Aprendizagem

 

EN

Bionote:

Luiz Felipe Rocha de Faria holds a Ph.D. (2002), M.Sc. (1996), and a Degree (1993) in Electrical and Computer Engineering from the Faculty of Engineering, University of Porto, as well as a Bachelor’s degree (1991) from the Polytechnic Institute of Porto (ISEP). He is a founding member and part of the coordination team of e-IPP, the eLearning Unit of the Polytechnic Institute of Porto, and a researcher at GECAD (Research Group on Intelligent Engineering and Computing for Innovation and Development). At ISEP, he serves in multiple academic roles, including Director of the Higher Technical Professional Course in Agile Software Development, Deputy Director of the Master's in Artificial Intelligence Engineering, and member of the Department Council for Computer Engineering.

Luiz Felipe has published 26 journal articles, authored or contributed to 16 book chapters and 3 books. He has co-supervised one Ph.D. and supervised 10 master’s theses. He received 2 academic awards and has participated in 34 R&D projects—2 as principal investigator. His work spans several domains within engineering and technology, particularly electrical engineering, intelligent systems, adaptive learning technologies, and artificial intelligence. His interdisciplinary contributions also touch on psychology, education, and emergency systems, integrating areas such as adaptive hypermedia, intelligent tutoring systems, user modeling, and cyber-physical systems.

Research Interests:

Adaptive Educational Hypermedia Systems; Intelligent Tutoring Systems; Artificial Intelligence and Knowledge-Based Systems; Student and User Modeling; E-learning Systems and Platforms; Recommender Systems; Data Mining Techniques; Context-Aware Systems; Cyber-Physical Systems; Electric Power Systems (SCADA, restoration, control centers); Ambient Intelligence; Cooperative and Collaborative Learning; Geo-location and Emergency Resource Allocation Systems; Expert Systems and Decision Support (e.g., Drools, .NET); Concrete Mix Design and Engineering Applications; Adaptive Interfaces and Web Applications; Pedagogical Models and Technology-Enhanced Learning; Metadata and Learning Object Repositories; Graphical Knowledge Base Analysis; Educational Innovation and Digital Learning Environments

Combined Shape

Navigation