Conservação e Restauro de Documentos Gráficos e Fotográficos

Apresentação Plano de Estudos Metodologias Formador Destinatários Candidaturas

Duração do curso: 50 horas

Língua de trabalho: Português

O curso será realizado na modalidade de educação a distância, pelo ambiente virtual desta Instituição, com fóruns de discussão, atividades diversificadas e encontros on-line. De acordo com os critérios estabelecidos pela Coordenação do Curso, poderá ter encontros presenciais.

O conteúdo programático deste curso integra três módulos, num total de 50 horas de formação.

Módulo 1: Políticas, programas e ações governamentais de informação
Pretende apresentar conceitos e reflexões sobre políticas públicas e preparar o profissional às competências para debater, formular e influir em políticas, programas e ações voltadas à informação. Para tanto, identificar conteúdos relevantes voltados às políticas de informação, desenvolver políticas de informação e reconhecer as dimensões das políticas de informação e sua importância para a sociedade

a) O que é política?;
b) Políticas de informação;
c) Políticas de informação em ciência e tecnologia;

Módulo 2: Agências de fomento
Preparar o aluno para competências das agências de fomento nacionais e internacionais, de modo a poder aproveitar oportunidades de financiamento em prol das instituições e ações informacionais. Para tanto, ser capaz de identificar conteúdos voltados às agências de fomento nacionais e internacionais, identificar o perfil de cada agência de fomento, prospectar editais de fomento e verificar os detalhes de financiamento.

a) Indicadores de fomento;
b) Sistemas nacionais e internacionais de fomento

Módulo 3: Elaboração de projetos para captação de financiamento/recurso
De carácter essencialmente prático, objetiva propiciar ao aluno competências para análise, monitorar e elaborar projetos de captação de recursos. Procura dotar profissional de conhecimento sobre elaboração de projetos de captação de recurso, em suas várias etapas e características principais, e preparar os conteúdos necessários a serem submetidos nos editais e chamadas de fomento. Com esse fim, possibilitar a identificação de conteúdos voltados à averiguação e ao monitoramento de editais e chamadas de fomento, elaborar projetos de captação de recursos, preparar os conteúdos necessários a serem submetidos nos editais de fomento, prestar contas dos projetos de captação de recursos submetidos.

a) Editais e chamadas;
b) Elaboração de projeto para captação de financiamento/recurso.