A escrita da metodologia nas produções acadêmicas e científicas

Plano de Estudos

Apresentação Plano de Estudos Metodologias Formador Destinatários Candidaturas

Duração do curso: Teórico-Prática: 50 horas

Língua de trabalho: Português

O curso será realizado na modalidade de educação a distância, pelo ambiente virtual desta Instituição, com fóruns de discussão, atividades diversificadas e encontros on-line. De acordo com os critérios estabelecidos pela Coordenação do Curso, poderá ter encontros presenciais.

O conteúdo programático deste curso integra três módulos, num total de 50 horas de formação.

Módulo 1: Métodos de pesquisa e metodologia
Pretende apresentar reflexões sobre conceitos e aplicações na área científica. Debater sobre as diferenças e a complementações existentes entre métodos de pesquisa e metodologia. Ampliação de conhecimento sobre como se estabelece a coleta de dados, as definições quanto aos métodos de pesquisa, as técnicas ou ferramentas para a realização do trabalho, independentemente de a pesquisa pertencer às ciências físicas, naturais, sociais ou qualquer outra disciplina. A estrutura da metodologia como estratégia para a lógica de projeto de pesquisa e a abordagem para a realização da análise. A escolha do(s) método(s) de pesquisa. Tipos de metodologia.

a) Métodos de pesquisa – conceitos, dúvidas e respostas;
b) Tipos metodologias de pesquisa – conceitos, dúvidas e respostas;
c) Principais diferenças entre métodos e metodologia.

Módulo 2: O que é uma metodologia e por que ela é importante
Preparar o aluno para compreender a importância da metodologia e a sua estrutura contextual como aporte ao caminho lógico para responder a perguntas existentes desde o início da tese, artigo ou de outra produção. Perceber a metodologia como item do trabalho de relevância à coleta, agrupamento e análise de dados observacionais, experimentais, de simulação entre outras etapas metodológicas. A metodologia na legitimidade à sua pesquisa.

Tópicos:
a) Tipos de metodologias de pesquisa;
b) Tipos de pesquisas;
c) Metodologias em teses, artigos e demais produções;
d) Escolhas metodológicas.

Módulo 3:
De carácter essencialmente prático, objetiva propiciar ao aluno competências para análise, monitorar e elaborar projetos de captação de recursos. Procura dotar profissional de conhecimento sobre elaboração de projetos de captação de recurso, em suas várias etapas e características principais, e preparar os conteúdos necessários a serem submetidos nos editais e chamadas de fomento. Com esse fim, possibilitar a identificação de conteúdos voltados à averiguação e ao monitoramento de editais e chamadas de fomento, elaborar projetos de captação de recursos, preparar os conteúdos necessários a serem submetidos nos editais de fomento, prestar contas dos projetos de captação de recursos submetidos.

Tópicos:
a) Como formular a metodologia da investigação;
b) Princípios metodológicos a serem seguidos;
c) A escolha dos métodos e suas aplicações;
d) Concluir a metodologia da investigação visando apresentar contributos aos resultados do conhecimento.