Entrada > Notícias > Entrevista com Rui Neves

Entrevista com Rui Neves

20 > 31.12.2019 · 11:10 > 11:10

Instalações do ISCAP

Diretor do curso de curta duração "O mundo das startups: como tirar partido de uma ideia de negócio de sucesso?"

· Por que motivo é importante saber mais sobre o mundo das startups?
Vendo programas de televisão como o Shark Tank ou estando na Web Summit conseguimos perceber um pouco daquilo que é o mundo das startups, mas nestes fóruns pouco se fala das técnicas usadas e de como as utilizar para geração de resultados.
Atualmente poucos ambientes de negócio são tão dinâmicos como o das startups. É um mundo que evolui de forma muito rápida e em que os resultados são necessários desde muito cedo. Nesse mundo, não há tempo para perder o foco porque todo o esforço deve ser canalizado no atingimento dos objetivos da empresa que, quase invariavelmente, correspondem ao crescimento rápido rumo a encontrar um modelo de negócio viável e escalável no futuro.
A perceção do funcionamento deste mundo prepara - mesmo quem não pretende abrir o seu negócio - para um mercado de trabalho dinâmico com as ferramentas e técnicas que permitem às maiores startups do Mundo revolucionar o nosso dia-a-dia. Na minha opinião, nunca nenhuma geração esteve tão preparada para abrir um negócio digital como esta que agora está a sair das universidades.

· Qual a diferença entre a formação “O mundo das startups: como tirar do papel uma ideia de sucesso” e a formação “O mundo das startups: como construir um produto lean”?
O nosso objetivo com a criação destas duas formações passa pela sua complementaridade.
A formação “O mundo das startups: como tirar do papel uma ideia de sucesso” é focada na descrição das ferramentas e técnicas para quem ainda não conhece conceitos como lean startup ou business model generation e está ainda a começar no mundo do empreendedorismo. O objetivo desta formação é, então, a compreensão das técnicas e a perceção de como são aplicadas nas empresas em cenários reais. Esta formação é útil para quem tem ou não uma ideia de negócio.
A formação “O mundo das startups: como construir um produto lean” é focada na concretização das técnicas da primeira formação num produto específico, isto é, na aplicação das ferramentas e técnicas do mundo do empreendedorismo. Esta formação é mais útil para quem tem já uma ideia de negócio que pretende concretizar e sobre a qual quer trabalhar durante a formação com o apoio, acompanhamento e feedback do formador.
Creio que existe uma vantagem significativa para quem fizer as duas formações em sequência, no sentido em que o formando poderá, primeiro, obter os conceitos e depois aplicá-los à sua ideia de negócio, com acompanhamento do formador, podendo estar próximo, idealmente, de materializar a base da sua ideia de negócio ao final das duas formações.

·Estas formações só fazem sentido para quem quer criar o seu negócio?
Creio sinceramente que estas formações fazem sentido para todos os profissionais ou estudantes, porque todos nós podemos ser empreendedores: todos temos ideias e temos capacidade para as implementar. Por isso, seja na nossa startup, ou numa empresa em que somos empregados, ou mesmo na nossa vida pessoal é importante levar um projeto desde a ideia até à sua implementação.
Foi por esse motivo que preparámos formações que pretendem ser úteis para um público tão amplo como estudantes, trabalhadores por conta de outrem, trabalhadores por conta própria e/ou potenciais empreendedores.

·Tem algum conselho para quem pretende lançar-se no mundo das startups?
Em todas as coisas que construímos, acredito que o importante é fazermos algo simples que resolve uma necessidade de um conjunto de utilizadores (e depois irmos aumentando o nosso produto), em vez de construirmos um produto complexo pelo qual, no final do dia, ninguém quer pagar.
O nosso tempo é demasiado precioso para o gastarmos com um produto que não é útil a ninguém e nestas formações vamos trabalhar nesse sentido.