Entrada > Oferta Formativa > PÓS-GRADUAÇÕES EXECUTIVAS > Sectoriais > Gestão e Direção de Unidades de Saúde

Gestão e Direção de Unidades de Saúde

Apresentação

Apresentação Plano de Estudos Metodologias Formadores Destinatários Candidaturas

As diferentes configurações das unidades de saúde e a própria complexidade do sistema de saúde nacional, levam a que a gestão e unidades de saúde obrigue a detenção de competências transversais desde a gestão estratégia, gestão de recursos humanos e marketing. Na verdade, o acesso à informação por parte dos utentes e a possibilidade de opção entre diversos prestadores de serviços de saúde têm tornado este mercado cada vez mais competitivo.

Neste contexto, a gestão de unidades de saúde tem um objetivo muito claro: assegurar a prestação dos cuidados de saúde de forma coordenada, através da gestão eficiente dos recursos. Apesar disso, quando se fala em carreiras associadas à saúde, a gestão é talvez uma das últimas da lista de opções.

No entanto, um gestor ou diretor de unidades de saúde assume um papel fundamental. A sua capacidade de gerir equipas, de compreender os desafios da gestão financeira e orçamental, de analisar dados e tomar decisões, de definir a estratégia organizacional e de marketing, de ser capaz de organizar o sistema produtivo, conhecendo e utilizando as novas tecnologias aplicadas à saúde, contribuirão para que as unidades de saúde que gerem sejam mais eficientes, eficazes e competitivas.

· Porquê a Pós-graduação executiva em Gestão e Direção de Unidades de Saúde?

Esta Pós-graduação foi concebida para dotar os participantes de todas as competências necessárias para os responsáveis de unidades de saúde com caraterísticas e dimensões distintas (Hospitais, Clínicas, Centros de saúde, sub-sistemas e Seguros de saúde) tenham a capacidade de tomar decisões informadas, consistentes e que permitam adaptar-se de forma competitiva a um mercado tão exigente. Adicionalmente, com um corpo docente com elevados níveis de formação e experiência nas áreas que lecionam, a pós-graduação em Gestão e Direção de Unidades de Saúde tem um foco eminentemente prático, para responder às necessidades dos participantes. Os estudantes terão, ainda acesso a seminários (master classes) com convidados com elevado know-how e experiência em áreas tendência, em crescimento e de elevado relevo para o desempenho de funções de gestão. Além disso, é a única pós-graduação em gestão de saúde com a unidade curricular de projetos de simulação onde serão desenvolvidos projetos aplicados em diferentes áreas da gestão.

Curso em regime presencial com transmissão à distância.

Regime de estudos
Pós Laboral

Coordenador/Diretor do Curso
Inês Veiga Pereira

Notícias

Management and Marketing for Improved Competitiveness and Performance in the Healthcare Sector

Inês Veiga Pereira e José Duarte Santos da PG em Gestão e Direção de Unidades de Saúde editam livro para uma interiorização mais forte de conceitos inerentes à gestão e ao marketing pelas instituições que operam no cluster da saúde.

+INFO