Inovação Lean

Metodologias

Apresentação Plano de Estudos Metodologias Formadores Destinatários Candidaturas

A metodologia adotada está alicerçada na lecionação de aulas teórico-práticas sendo privilegiados os métodos expositivo, interrogativo e ativo. São ainda utilizadas pedagogias de ensino-aprendizagem interativas e centradas nos alunos e nas suas vivências e experiências profissionais; para o efeito são implementados trabalhos práticos individuais e em grupo, desenvolvidas simulações e realizadas atividades diversas. Há recurso a metodologias como aprender-fazendo e aprendizagem experiencial, garantindo que todo o conhecimento construído possa ser aplicado na prática no dia-a-dia do mundo empresarial.

Haverá recurso a workshops. Estes decorrem em ambiente profissional real, em que os formadores simulam condições semelhantes ao mundo empresarial real para verificar e discutir potenciais oportunidades de melhoria reais. Os workshops permitem a visualização, partilha de opiniões e a interação entre o formador e os formandos, bem como entre colegas, simultaneamente, e no local onde os problemas acontecem (Gemba). Estas sessões promovem um método de ensino expositivo, prático, interativo e de trabalho de grupo em ambiente empresarial real.

Os Inovadores Lean irão desenvolver um projeto ao longo da Pós-Graduação pelo qual serão avaliados, de forma sequencial, isto é, para cada fase será feita uma avaliação (Gate Review) do quão bem-sucedidos atingiram os objetivos propostos para cada fase, de forma a simular um ambiente mais próximo do que acontece no mundo empresarial. O projeto pode ser individual, ou em grupo, (máximo de 3 formandos por grupo). Em alternativa à geração de ideias, o projeto poderá abordar uma ideia de negócio já existente.

Cada grupo funciona como uma empresa e como tal podem despedir-se ou ser despedidos (nesta situação devem continuar como se tivessem criado uma empresa unipessoal, partindo do ponto de rutura).

No final da Pós-Graduação, o corpo científico atribui a cada projeto um parecer, que inclui os pontos positivos do projeto, que os Inovadores Lean poderão usar para continuar as suas ideias de negócio de forma independente ou apresentar junto das incubadoras e de outros parceiros da Porto Executive Academy.