Testemunhos

Noémia Lemos Costa, Gestora de Clientes na Hilti Portugal

1 - Porque decidiu investir nesta pós-graduação?
Decidi investir na PG em Gestão e Direção Comercial porque entendi que seria um meio de sistematizar e adquirir competências na área comercial de um ponto de vista que me permitisse enquadrar a ação comercial na globalidade da gestão do negócio. Outra das minhas expectativas era a de conhecer as ferramentas mais atuais que potenciam a optimização da comunicação e alinhamento entre os vários departamentos ligados às vendas (nomeadamente marketing e produção). 

2 - Quais os pontos fortes que destaca da pós-graduação?
O ponto que destaco como mais forte da pós-graduação é o seu plano curricular em que são abordadas temáticas diversificadas que em cada momento contribuem para o todo que é a Gestão e Direção Comercial. Concretizando: o plano de estudos aborda desde o planeamento comercial (mais orientado para o vendedor) até temáticas como direito aplicado à área comercial, finanças, liderança e gestão de equipas, ferramentas de CRM, internacionalização do negócio passando ainda por áreas como o marketing intelligence. A abrangência de conteúdos é elevada e com isso adquiri uma visão de 360º sobre o que é a realidade do departamento comercial. 

3 - Conte-nos um episódio ou situação que mais o marcou no âmbito da Pós-graduação?
Como situação que mais me marcou é inevitável referir a crise provocada pela Covid-19. Foi um desafio que os professores e colegas encaixaram de forma rápida, mas que ainda assim provocou uma alteração naquilo que vinha sendo a dinâmica muito focada no contacto presencial para uma nova dinâmica puramente digital. Foi até um despertar para as potencialidades ocultas do mundo digital, que apesar de ter pontos negativos, tem o ponto muito positivo de nos permitir estar ligados em qualquer ponto do mundo. De um ponto de vista pessoal, esta alteração foi interessante pois permitiu-me conciliar melhor a vida particular com a formação, participando nas aulas mesmo estando a passar o fim de semana fora. 

4 - O facto de ter ingressado na pós-graduação proporcionou-lhe novas oportunidades a nível pessoal e/ou profissional?
O facto de ter frequentado a Pós-Graduação confrontou-me com questões novas, áreas com as quais não tinha contactado, o que me fez sair da lógica do dia-a-dia e com isso mudar a minha atitude quanto à gestão comercial e até quanto ao papel dos vendedores, cada vez mais orientado para uma ação consultiva. Foi durante este período que abracei um novo desafio profissional, na Hilti Portugal. A nível pessoal, o contacto com outras pessoas e com as suas realidades profissionais é extremamente enriquecedor e permitiu-me conhecer realidades para além da minha.

5 - Numa frase como caracterizaria a sua experiência enquanto estudante.
Numa frase diria que foi uma experiência enriquecedora em várias dimensões que me permitiu e permitirá alavancar o meu desempenho profissional.



João Soares, Consultor/Gestor de Projetos

1 - Porque decidiu investir nesta pós-graduação?
Tenho um background técnico ligado à engenharia e design. Vi este curso como uma forma de testar as minhas softskills de gestão clientes e acima de tudo de potenciar os meus conhecimentos em marketing e vendas com vista a criar novas oportunidades para que eu passe a estar na linha da frente dos negócios e projetos, seja como comercial, como gestor e/ou como e líder. 

2 - Quais os pontos fortes que destaca da pós-graduação?
Entrei com grandes expectativas na aquisição de conhecimento, em especial nas às áreas de Direito e Finanças aplicadas à Direção Comercial. Mas é preciso ter em conta que a minha experiência foi muito impactada pelo surgimento da pandemia e a consequente transformação, em pleno curso, do plano de estudos, de um formato presencial para a um formato digital de ensino à distância. Então, como qualquer curso, há pontos fortes e fracos, mas destaco como pontos fortes: 1) a proximidade da coordenação/direção do curso com toda a turma ao longo de todo o curso; 2) a abertura de alguns professores em partilharem conhecimento e experiências para além do plano das suas cadeiras; e 3) o esforço do curso em  evoluir as suas matérias para os novos conceitos de vendas, muito mais ligados ao marketing e ao processo de venda digital.

3 - Conte-nos um episódio ou situação que mais o marcou no âmbito da Pós-graduação?
Talvez quando tive um problema com a avaliação de uma disciplina e fui rapidamente contactado diretamente por telefone pelo coordenador do curso para me ajudar na resolução do problema. Em linguagem de vendas, podemos dizer que o curso tem um excelente serviço de acompanhamento/gestão de clientes.

4 - O facto de ter ingressado na pós-graduação proporcionou-lhe novas oportunidades a nível pessoal e/ou profissional?
A nível pessoal foi interessante ter uma turma grande, com cerca de 40 alunos, com diferentes competências, perfis e setores de atividades. Penso que o networking foi importante e poderia até, ter sido mais fomentado durante o curso. No que toca a oportunidades profissionais, surgiram duas ofertas de emprego ainda durante o curso, mas ainda é cedo para dizer o que o futuro reserva. Para já pretendo aplicar os novos conhecimentos e ferramentas na minha atual equipa/empresa e ver até onde consigo ir. 

5 - Numa frase como caracterizaria a sua experiência enquanto estudante.
Foi um ano atípico para mim, para os professores e para a escola, mas saímos todos desta experiência mais competentes e preparados para ser e fazer melhor, pois acima de tudo não podemos esquecer que o nosso foco é gerar resultados.