Plano de Estudos

CONCEITO DA MARCA

  • Os sinais admissíveis como Marca;
  • Os tipos de Marca;
  • A identidade da Marca física; brand kernel, brand behaviour, brand design?
  • A identidade da Marca psicológica (território, carácter, valores...);
  • A missão e o Marketing Mix da Marca;
  • Os públicos-alvo e as funções da Marca;
  • O potencial comunicacional da Marca;
  • Gestão estratégica da Marca com vista à criação de valor;
  • Identificação dos aspetos que favorecem ou impedem o progresso da Marca
  • Posicionamento de uma marca: Proposta de Valor(es) e Benefícios emocionais
  • Os activos de uma marca: Notoriedade, Percepções, Fidelidade e Valores associados
  •  O que é o brand equity?
  • Como medir o valor da sua marca ou o seu brand equity?

 

AS POLÍTICAS DA MARCA

  • A perspetiva de mercado e a abordagem jurídica da Marca;
  • Pontos de convergência e divergência;
  • O mercado global e o princípio da territorialidade das Marcas;
  • Licenciamento das Marcas;
  • Legislação aplicável;
  • A Convenção da União de Paris e o Acordo TRIPS;
  • O Trade Mark Law Treaty;
  • O Sistema de Madrid sobre o registo internacional das Marcas;
  • Princípios fundamentais do direito de Marcas e a Marca comunitária - Regulamento (CE) nº 40/94, de 20/12/1993

  

GESTÃO OPERACIONAL DA MARCA

  • A Marca enquanto ativo estratégico para as empresas;
  • Identidade da Marca vs imagem de Marca;
  • Gestão de Marca através da segmentação, diferenciação e posicionamento;
  • Arquitetura de Marca;
  • A extensão de Marca uma estratégia de crescimento?
  • Marketing Mix | As variáveis do Branding versus variáveis de Marketing.

  

O BRANDING COMO FERRAMENTA DE MARKETING

  • Criar Capital da Marca centrado no Cliente;
  • Marca na era digital;
  • Posicionamento da Marca versus Posicionamento Pretendido.

 

CRIAR ESPAÇO PELA DIFERENCIAÇÃO

  • A marca como variável estratégica no contexto do lançamento de novos produtos
  • A segmentação na gestão de marcas globais.
  • A análise Push-Pull, SWOT, BCG e BAM revisitada.
  • Utilizar o modelo PP (Promise / Positioning) para dirimir a sua proposta de valor

 

INOVAR COM O CLIENTE EM MENTE

  • Em Roma ser romano ou I did it my way?
  • O consumidor "global": Multicultural, multi-étnico e multifacetado
  • Fazer um briefing criativo: Benefícios e armadilhas de procurar uma identidade global
  • A mensagem publicitária na estratégia de comunicação global
  • Pricing/ Promoção / RP/ Marketing local.

 

CRIAR BRAND EQUITY ATRAVÉS DE PLANOS ANUAIS CONSISTENTES

  • Must Win Marketing Plans (MWMP's)
  • Medir o estado da saúde da sua marca
  • Qualificar os desafios fundamentais
  • Métricas para o sucesso: KPI's/ Balanced scorecards
  • Priorizar as acções chave
  • Budgeting

  

Total: 25h