Sistemas de Informação em Museus
Apresentação Plano de Estudos Metodologias Formador Destinatários Candidaturas
Este curso de curta duração tem por objetivo responder às seguintes questões:
1. De que forma o profissional da Ciência da Informação pode contribuir para uma melhor gestão da informação em Museus, repensando atitudes, valores éticos, paradigmas?
2. Como podem fornecer às equipas dos museus orientações, procedimentos e instruções de trabalho no âmbito das novas tecnologias de preservação/conservação da informação?
3. Quais são as áreas essenciais de atuação destes profissionais em contexto museológico?
Resultados de aprendizagem e competências
Importa dotar os estudantes de ferramentas que possam ir ao encontro das necessidades mais prementes dos museus, preenchendo as lacunas existentes em termos de preservação da documentação e da informação.
Finalizado o Curso, e tendo provado o seu empenho, responsabilidade, rigor científico e metodológico, a capacidade de reflexão e sistematicidade, os índices de autonomia, progressão e criatividade, o estudante deve ser capaz de:
- Ter uma visão integrada do que é um acervo museológico, com enfoque nas potencialidades informativas, contribuindo para uma eficiente gestão de toda a informação sobre património produzida neste contexto;
- Saber que todos os recursos documentais são importantes e que são a principal fonte de conhecimento sobre as coleções e sobre o património à guarda do museu.
– Saber identificar e saber aplicar diversos materiais no âmbito da conservação preventiva do papel;
– Demonstrar autonomia para construir um plano de intervenção;
– Propor inovações no que respeita às metodologias e estratégias a implementar na gestão da documentação e informação.